datatogether300 mini

Para fortalecer o intercâmbio de dados de pesquisa durante o período da pandemia de COVID-19, a Research Data Alliance - RDA anunciou a criação de um grupo de trabalho em conjunto com CODATA, GO-FAIR e WDS (grandes organizações internacionais de dados).

Os objetivos do grupo, chamado Data Together, são definir diretrizes detalhadas para o intercâmbio de dados nas atuais circunstâncias, ajudar as partes interessadas a seguir as melhores práticas para maximizar a eficiência de seu trabalho e desenvolver diretrizes para que os formuladores de políticas maximizem a troca oportuna de dados e respostas apropriadas em emergências de saúde, como a atual pandemia.

As diretrizes a serem desenvolvidas abordarão aspectos gerais relacionados aos princípios aos quais os dados devem aderir (FAIR, por exemplo), bem como especificidades relacionadas a cinco áreas individuais: ciências ômicas, clínica, epidemiologia, ciências sociais e participação da comunidade. Os primeiros resultados serão publicados antes de 24 de abril de 2020. Até o momento, mais de 350 membros globais se inscreveram para contribuir ativamente com seus conhecimentos para esta iniciativa.

Outras ações planejadas são o estabelecimento de uma rede de implementação (VODAN), que visa facilitar o acesso a dados sobre episódios pandêmicos do passado para os países afetados, e o programa “Fazendo os dados funcionarem para grandes desafios entre domínios” que visa ajudar as comunidades científicas e de inovação a acelerar o entendimento científico por meio de uma mudança radical na aplicação de metodologias interdisciplinares intensivas em dados e, assim, permitir que uma ciência mais eficiente e transparente atenda aos desafios globais.

Para ler mais sobre a criação e as iniciativas do Data Together, visite https://www.rd-alliance.org/data-together-covid-19-appeal-and-actions ou faça ou download dos arquivos (em inglês) abaixo:

FaLang translation system by Faboba

Agradecimentos

EU flag yellowBELLA recebe financiamento da União Europeia através do programa Horizonte 2020 ao abrigo do contrato de subvenção número 731505 (BELLA-S1), da DG DEVCO ao abrigo do contrato de subvenção LA / 2016 / 376-534 (BELLA-T) e da DG GROW.

 

Contato

Caso você necessite de mais informações, escreva-nos:

Europa: info@geant.org

América Latina: RedCLARA_Comunica@redclara.net