delma eciencia2017Pela primeira vez desde a sua criação, TICAL compartilhou seu programa e sede com outro evento, a saber, o 1º Encontro Latinoamericano de e-Ciências BELLA-T. A iniciativa buscou oferecer um novo espaço para o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em trabalhos de pesquisa, com o objetivo de contribuir para a melhoria e otimização da gestão e do trabalho dos grupos de Cientistas da região.

 

Foi com esse objetivo que o Encontro convocou os pesquisadores latinoamericanos para que apresentassem trabalhos que expusessem suas experiências no desenvolvimento de iniciativas colaborativas envolvendo o uso das TICs nas áreas de Biodiversidade, Saúde Eletrônica, Meio Ambiente, Astronomia, Arte e Cultura em Rede, e Física de Altas Energias. A chamada foi bem sucedida, o que abriu o caminho para o desenvolvimento do evento que aconteceu entre 3 e 5 de julho, em San José, Costa Rica.
"Recebemos 93 propostas de 14 países, dos quais foram escolhidos os 18 trabalhos que faziam parte do programa. Durante as sessões, os espaços de discussão foram frutíferos e estamos trabalhando no resultado dessas interações. Os grupos sistematizaram experiências, propuseram dias informativos e um colóquio que estamos planejando para novembro. Além disso, nas avaliações da conferência, as respostas refletiram a percepção da atividade, onde 51% avaliou o Encontro como excelente, 30% como muito bom e 9% como bom", diz Tania Altamirano, Coordenadora Geral de Comunidades de RedCLARA e uma das organizadoras do evento.
Para Altamirano, o encontro atingiu o objetivo esperado, permitindo a interação de cientistas das áreas com seus pares e com membros de outras áreas. "Esse é um dos resultados mais importantes porque nos permitiu identificar linhas transversais de trabalho para atividades futuras", celebra.
Um bom exemplo dessa interação é a criação de novas comunidades como "eScience + eArts". "É um grupo multidisciplinar e transnacional que já está trabalhando e tem iniciativas muito promissoras", conta Delma Rodriguez, representante da Anilla Cultural Latin America-Europa no Uruguai, que apresentou "Red de Amigos del CERN Latinoamérica y El Caribe". Para ela, a realização do Encontro de e-Ciência em conjunto com TICAL2017 foi muito bem-sucedida. "Minha participação já está gerando muitas sinergias. Em particular, a proposta que apresentamos constituiu uma importante legitimação, juntamente com a abertura a novos e amplos horizontes para a rede de amigos, com o objetivo de disseminação científica e especialmente física de partículas", explica.
Uma segunda edição do Encontro não está descartada, mas, de acordo com Tania Altamirano, a ideia agora é continuar com as atividades planejadas pelos grupos. Para mais informações e para baixar todas as apresentações do 1º Encontro Latinoamericano de e-Ciência BELLA-T, visite https://eventos.redclara.net/indico/event/788/.

FaLang translation system by Faboba

Agradecimentos

EU flag yellowBELLA recebe financiamento da União Europeia através do programa Horizonte 2020 ao abrigo do contrato de subvenção número 731505 (BELLA-S1), da DG DEVCO ao abrigo do contrato de subvenção LA / 2016 / 376-534 (BELLA-T) e da DG GROW.

 

Contato

Caso você necessite de mais informações, escreva-nos:

Europa: info@geant.org

América Latina: RedCLARA_Comunica@redclara.net